MENU

HUMOR: que força de caráter é essa?

9 de agosto de 2021 Comments (0) Views: 13 Sem categoria

Você sabe qual é a relação entre Arquétipos e Forças de Caráter?

Compartilhe...
Share on FacebookShare on LinkedInEmail this to someone

NENHUMA, MAS TODA!

Saudações positivas!

Para iniciar esse assunto controverso, vou explicar por que estes conceitos não possuem relação…

O conceito de arquétipo foi concebido pelo psiquiatra suíço Carl Jung, que foi contemporâneo de Freud e viveu entre 1875 e 1961, portanto muito antes da Psicologia Positiva ser fundada, em 1998. Além disso, seu idealizador, Martin Seligman, não teve nenhuma influência teórica de Jung para fundar a Psicologia Positiva.

Por outro lado, podemos analisar os arquétipos sob o ponto de vista das Forças de Caráter e Virtudes, mas antes vamos entender o que são os arquétipos.

ARQUÉTIPOS

Segundo Jung, arquétipos são imagens primordiais, ou seja, as formas mais antigas da imaginação humana e que jazem adormecidas nas camadas mais profundas do inconsciente. Por isso eles são vistos e reproduzidos em sonhos, nas mitologias, contos de fadas e, atualmente, em filmes e propagandas.

Os arquétipos atuam como forças inconscientes que impulsionam nossas ações, por isso poderíamos fazer um exercício criativo e tentar relacioná-los com as Forças de Caráter.

A psicóloga junguiana Carol Pearson escreveu o livro O Herói Interior, onde ela descreve 6 arquétipos baseados na Jornada do Herói, descrita pelo mitologista Joseph Campbell. Posteriormente, ela publicou O Despertar do Herói Interior, onde descreve 12 estágios da jornada, cada um impulsionado por um arquétipo.

Juntamente com Margaret Mark, especialista em marketing e branding, elas escreveram O Herói e o Fora-da-Lei, onde classificam os consumidores e as marcas em 12 diferentes arquétipos.

Neste e-mail, quero falar de apenas quatro arquétipos – o Mestre, o Guerreiro, o Curador e o Visionário, que foram descritos pela antropóloga Angeles Arrien no livro O Caminho Quádruplo. E, utilizando de liberdade criativa, irei propor quais seriam as forças de caráter de cada arquétipo.

GUERREIRO

Este é o arquétipo do protagonista nos mitos, histórias e filmes de aventura, como Hércules e Aquiles, na mitologia grega, os samurais no Japão, ou os cavaleiros da Távola Redonda. Nos desenhos e filmes modernos temos os Vingadores, da Marvel, e os super-heróis da Liga da Justiça.

Sua grande Virtude é a Coragem e suas principais forças de caráter seriam bravura, vitalidade, perseverança e integridade.

MESTRE

O herói costuma ser jovem, forte e habilidoso, mas carece de sabedoria e experiência. Por isso, em toda história, o herói possui um mentor, que representa o arquétipo do Mestre. Em Star Wars, temos o Mestre Yoda (meu favorito!), os X-Men possuem o Professor Xavier, em Karatê Kid temos o Sr. Miyagi (também amo!), e em Matrix temos Morpheus, o mentor de Neo.

A maior virtude do Mestre é a Sabedoria e, dentre suas principais forças, destacam-se amor ao aprendizado, perspectiva e critério, bem como prudência e integridade.

CURADOR

O curador é o arquétipo da bondade, do altruísmo, do amor e do cuidado com o próximo. Nos filmes e histórias é comum que seja uma personagem feminina, como a Branca de Neve, que cuida dos 7 anões, e a Bela, que mostra amor pelo pai e pela própria Fera, ou Dorothy em O mágico de Oz.

A maior virtude do Curador é a Humanidade e suas principais forças seriam amor, generosidade e inteligência social, bem como gratidão e perdão.

VISIONÁRIO/MAGO

O visionário tem a habilidade da visão maior, de enxergar aquilo que ninguém consegue ver. Pode ser um oráculo, profeta ou um mago. Ele pode enxergar o futuro ou acessar o mundo espiritual. Em Matrix existe um oráculo, retratado por uma senhora dona-de-casa, capaz de visualizar o futuro de todos os personagens. Rei Arthur tem o Mago Merlin, e Caverna do Dragão tem o Mestre dos Magos (alguém lembra dele?). Mas visionários mesmos foram os criadores desses personagens: Walt Disney, George Lucas (Star Wars), Stan Lee (Marvel) e J.K. Rowling (Harry Potter).

As principais forças do visionário seriam: criatividade, perspectiva, curiosidade, esperança, espiritualidade e apreciação da beleza e da excelência.

QUAL É SEU PRINCIPAL ARQUÉTIPO?

A partir dessas descrições, talvez você consiga identificar seu principal arquétipo. Observe suas forças de assinatura (as 7 mais altas) e verifique qual desses 4 arquétipos você mais se identifica.

Compartilhe sua resposta em nossa enquete no Canal VIP do Telegram, através deste link: https://link.flowpsicologiapositiva.com/telegram

Um grande abraço e muiittoo floww! 🌻

Helder Kamei
CSI – Character Strengths Interventor
Presidente de APPAL e Instituto Flow

O post Você sabe qual é a relação entre Arquétipos e Forças de Caráter? apareceu primeiro em Instituto Flow.

http://www.flowpsicologiapositiva.com/wordpress/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *