Facebook pode anunciar sua criptomoeda na semana que vem

{tittle}

São Paulo – Os rumores de que o Facebook está pronto para lançar a sua própria criptomoeda estão cada vez mais fortes. De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, a empresa de Mark Zuckerberg pretende anunciar a Libra, como está sendo chamada a sua moeda virtual, já na próxima semana. Mais precisamente na próxima terça-feira (18). O lançamento, porém, pode ficar somente para 2020.

Com apoio de grandes instituições financeiras e de gigantes do mercado de tecnologia, a Libra seria mais do que uma moeda que poderia ser usada em transações dentro da rede social e das plataformas comandadas pelo Facebook, como o Instagram, o Messenger e o WhatsApp. Entre os parceiros interessados em incorporar a moeda em seus serviços, o jornal americano cita as emissoras de cartão de crédito Visa e Mastercard, e empresas como Uber, PayPal e Booking.

Ainda não está claro sobre como a moeda virtual funcionaria. Há relatos de que o dinheiro digital do Facebook poderia também ser disponibilizado em caixas eletrônicos. No equipamento, o usuário poderia converter a quantidade de libras para uma moeda local e, então, realizar o saque.

Isso, contudo, só poderia ser feito com o apoio de bancos ou corretoras de câmbio. De certo é que, segundo o WSJ, representantes do Facebook já teriam se reunido com o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e também com o Banco da Inglaterra e com a empresa Western Union. Os encontros também trataram de temas como formas de impedir a lavagem de dinheiro e evitar a especulação financeira.

Para convencer essas companhias a apostarem na ideia, o Facebook aposta no controle da volatilidade do ativo. Diferentemente do Bitcoin, a Libra seria lastreada em moedas oficiais. A tendência é de que uma libra sempre seja o equivalente a um dólar americano.

Para efeito de comparação, uma unidade da Bitcoin estava sendo negociada por mais de 8,3 mil dólares na tarde desta sexta-feira (14). No fim de 2017, a moeda virtual chegou a ser negociada por mais de 19 mil dólares, antes de ver seu valor derreter para pouco mais de 3 mil dólares, em dezembro do ano seguinte.

O investimento do Facebook em criptomoedas vem sendo especulado há anos no mercado financeiro. Quase sempre que um rumor de que a gigante de Menlo Park iria abraçar a tecnologia, o mercado de moedas virtuais se valoriza. Desde o dia 10 de junho, por exemplo, a Bitcoin acumula alta de 11,1%.

https://exame.abril.com.br/tecnologia/facebook-pode-anunciar-sua-criptomoeda-na-semana-que-vem/

Fonte da notícia…